Misturas. Um perigo a temer

domingo, fevereiro 28, 2010

Hoje em dia está muito na moda o consumo de misturas de substâncias com o intuito de alcançar novas sensações e procurar novas experiências. Mas fazer tal coisa, em vez provocar a mistura das agradáveis sensações que cada uma traz, provoca uma má experiência e, da mesma maneira, aumenta os riscos e os problemas que tais drogas podem trazer.
Para que tal não ocorra é necessário conhecer os perigos que se encontram por detrás dessas mesmas misturas.
Para compreender as diferentes combinações é necessário primeiro conhecer os diferentes tipos de substâncias psicotrópicas. As categorias de tais são imensas mas há três que se destacam por serem as mais comuns e gerais:
- Estimulantes (cafeína, anfetaminas, efedrina, cocaína, etc.): estas substâncias têm como principal característica a estimulação do Sistema Nervoso Central, o que leva a aceleração dos reflexos, do pensamento e da actividade motora.
- Depressores (opiáceos, álcool, benzodiazepinas, ketamina, CNB e CBD, etc.): estas substâncias reduzem a actividade do SNC, provocando uma sensação de relaxamento, apaziguamento e, nas mais fortes, anestesia. Diminuem os reflexos, o pensamento e a actividade motora.
- Psicadélicas (LSD, mescalina, psilocibina, THC, etc.): estas substâncias têm como característica principal a alteração da percepção, do pensamento e das emoções, independentemente de uma maior ou menor tendência para estimular ou deprimir o SNC.
Para além destes tipos de substâncias, existem também os delirantes, as fenetilaminas, os IMAO’s (anti-depressivos, harmalina, etc.) e as substâncias de duas categorias (estimulante/psicadélico, depressor/psicadélico) que aqui não iremos incluir.

Misturas:
Estimulantes + estimulantes
Neste tipo de misturas, os efeitos estimulantes das duas substâncias somam-se e potenciam-se mutuamente, resultando num efeito de estimulação exagerado que leva a um estado de agitação excessiva e incómoda, podendo mais tarde traduzir-se em problemas cardíacos como taquicardia. Esta é a razão pela qual estas substâncias apresentam um limite de dose letal. Tomar várias em conjunto tira a necessidade de tomar uma grande quantidade de determinada substância para alcançar um elevado nível de estimulação e por isso, caso se façam tais misturas, é importante estar atento à quantidade consumida de cada para não atingir um limite de sobredosagem. É importante também usar roupa fresca e beber muita água, dada a desidratação gerada.
Depressores + Depressores
Tal como na mistura de estimulantes, os efeitos de ambas somam-se e potenciam-se na mistura, o que significa uma grande facilidade de ocorrer overdose. Dada a capacidade depressora das substâncias, há um grande risco de quebra de tensão, inconsciência, paragem respiratória ou cardíaca, coma, etc. Estas substâncias são especialmente danosas para o fígado resultando em má disposição, náuseas e vómitos. É de evitar este tipo de misturas mas, caso se consumam, é importante ponderar as doses de cada substância e que tal consumo seja feito na companhia de alguém para que haja socorro no caso de ocorrer alguma situação inesperada. É também importante não manipular máquinas ou conduzir sob o efeito de tais misturas pois nessas alturas a capacidade de resposta motora está extremamente prejudicada e os reflexos lentos, havendo um elevado risco de acidente.
Psicadélicos + Psicadélicos
Estas são substâncias são poderosas quanto ao modo como afectam a percepção, o raciocínio, as emoções, etc. Por isso mesmo, a toma de uma única substância já proporciona uma bruta e duradoura experiência, sem haver necessidade da toma de outra para intensificar o efeito. A mistura perde o sentido pois apenas uma das substâncias fará efeito, tirando a força da outra.

Estimulantes + Depressores
Estas misturas levam ao consumo cada vez maior de cada uma das substâncias pois uma anula-se à outra. Normalmente estas misturas são feitas exactamente com o intuito de anular o efeito de uma só, acalmar os efeitos dum estimulante com um depressor, por exemplo. No fim, o consumidor estará a abusar de determinada substância sem notar, pelo que uma substância disfarça os efeitos da outra, e assim, como tais substâncias se anulam, apenas se acumulam riscos e dependências sem qualquer proveito.
Estimulantes + Psicadélicos
Ao juntar uma substância estimulante a um psicadélico, estas podem amplificar a experiência ou gerar bom humor, o que por vezes, para o último caso, facilita a experiência. Desta forma, é importante considerar a duração do efeito dos estimulantes, dado que a baixa do estimulante contribuirá para insatisfação, ansiedade e mau humor devido à dificuldade em gerir a experiência. Após a baixa dos efeitos do estimulante é importante manter um espírito positivo e boa disposição para que não seja tão difícil gerir a experiência.
Psicadélicos + Depressores
Dados os efeitos do depressor, este tipo de misturas podem provocar uma experiência de difícil gestão pois, devido á diminuição da actividade cerebral provocada pela substância depressora, há uma falta de controlo sobre a experiência psicadélica, tornando-a imprevisível. Sob os efeitos de tais misturas, é importante não proceder ao manuseamento de máquinas ou condução, tanto devido a falta de controlo dos movimentos e de equilíbrio como à falta de percepção da realidade.
Adaptado de http://check-in.apdes.net/quediz/img/suplemento_misturas.pdf



0 comentários:

Enviar um comentário

Participem no nosso blog enviando comentários, sugestões e/ou questões e participando na nossa votação.